Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A criatividade e a Harmonia

Por tempos observei distintos artistas, na música, na arte plástica e também na arte cênica. Estive analisando seu comportamento e a sua disposição para criar novas obras. Um deles praticava a meditação e sua fonte criativa era como uma vertente inesgotável, outro praticava Tai Chi Chuan e a sua produção artística era exemplar. Alguns praticavam xamanismo e também executavam lindas obras de arte, uns poucos não praticavam nenhum tipo de pratica mental e espiritual, estes se arrastavam com a sua produção. Na verdade produziam muito pouco, criavam pouco. Também observei em alguns artistas afccionados por um ideal, a dificuldade em criar e sair dos padrões previamente elaborados na sua mente e observei neste grupo rígido a dificuldade de enfocar-se em seus talentos artísticos, excelentes espectadores e críticos, porém vagamente criativos.
Durante um tempo observei uns loucos artistas cênicos, estes criativamente espontâneos, porém sua obras não perduravam, enquanto que os artistas cênicos equilibrados levavam suas obras por anos.
A criatividade e a harmonia são intimamente colocadas lado a lado para o seu desenvolvimento mutuo. A criatividade é uma luz que surge da harmonia e a harmonia é capaz de sustentar a criatividade.

A criatividade é essencial
Neste momento atual necessitamos da criatividade mais que em toda a história junta. Estamos num momento de crise moral e econômica, e vemos, a cultura das nações submergindo no oceano da ignorância, violência, e superficialidade, e parece que nossas academias não possuem suficiente conhecimento e poder, para reverter este quadro.
Muitas vezes pensei que já não era necessário insistir em escrever, ou compartilhar idéias e ideais, ao observar milhões de livros, milhões de discos, milhões de teorias, me perguntava se realmente necessitamos mais pensamentos plasmados em discos e livros. No entanto creio que o ponto onde quero chegar é essencial e poderemos formar uma onda positiva, incentivando nossos colaboradores a produzir suficiente força para levantar o futuro da humanidade a partir de idéias criativas que solucionam os conflitos e harmonizam o cotidiano.
A criatividade surge da harmonia. A criatividade não é apenas uma idéia, uma luz, quem sabe a luz é o primeiro impulso da criatividade, o latir do coração criativo, o ponto inicial da criatividade. A partir deste ponto criativo necessitamos o enfoque, este dará vida ao ponto criativo, e observará a sua relação com o entorno, mas é decisivo no processo criativo o que chamamos de determinação.
É com o enfoque e a determinação que a criatividade realmente alcança forma e tem condições de ser liberada. Quando comecei a compor, após vários ciclos de prática da meditação com visualização, as poesias surgiam do nada, eu ouvia e escrevia, muitos me diziam que eu canalizava, sem importar com o que ocorria segui realizando o fluxo da criação, ao mesmo tempo em que me motivava em aperfeiçoar meu conhecimento musical. Sem grandes projeções, compartilhava minhas criações e sempre recebia motivações para seguir adiante, mantive o enfoque e fui determinado. Todos sabemos que não é fácil tocar um instrumento. Através da globalização e a ciberesfera podemos acessar diversos artistas no mundo, mas, quantos realmente estão pelas calçadas, e quantos realmente posso observar realizando a sua arte? Quem de nós nunca tentou tocar um instrumento? Quantos de nós fracassamos em tentar cantar, atuar, improvisar ou recitar?
Enfim, as dificuldades sempre estiveram desafiando os processos criativos. Muitas vezes temos aquela luz que brilha e no entanto ela se dissolve por falta de determinação e enfoque, estes que são nutridos por um detalhe importantíssimo no coração de cada coisa, a harmonia.

Harmonia
Sustentar um estado harmônico nos dias de hoje é igual que equilibrar-se na corda bamba. Sem conhecer os limites do corpo e da mente o ser humano possui uma obstinada tendência a produzir mais e mais, encerrando os seus ciclos além dos seus próprios limites.
Assim como a criatividade possui as chaves que estão no enfoque e a determinação, a chave da harmonia é o auto conhecimento. Sem conhecer-nos, como poderemos estabelecer a harmonia?

O auto conhecimento profundo e o auto conhecimento superficial
Todos nós sabemos como nos realizamos com a superfície, sabemos de coisas que gostamos e das coisas que não gostamos, sabemos como nos arrumar e alcançar um padrão estético harmônico, como nos relacionar em harmonia com os demais. Mas realmente sabemos como enfrentar uma situação de stress? Ou sabemos quando estamos estressados? Como nos equilibramos na corda bamba, quando a corda balançar? Saber estas questões é o resultado de um conhecimento profundo. Este conhecimento ignorado na cultura moderna é a chave para levantar a onda heróica da humanidade, porque somente um ato de heroísmo poderá reverter os quadros assustadores que se apresentam para esta humanidade, hora adormecida, hora embriagada, hora desperta, imersa na caótica realidade de consumo, fornicação, devastação, a cultura global.
Estas e outras palavras são para muitos ouvidas pela primeira vez, e para muitos devem soar como um trovão, no entanto podemos reverter esta realidade quando olhamos firmemente para ela.
Durante séculos entregamos nossas vidas para a política, a ciência, a tecnologia, os meios de educação e informação, formando-nos especialistas no auto conhecimento superficial, porém, somente o auto conhecimento profundo poderá nos dar acesso ao estado inato de harmonia e criatividade. É este estado o que vamos conhecer e aprender a cultivar-lo. Nele surge o êxito do homem que sonha.

(por André Staehler)

Nenhum comentário:

Postar um comentário